Image Map

Faça a sua pesquisa.

*Abrir as imagens (salvar imagem como). Depois imprimir do seu computador. PESQUISAR SEM ACENTO E PONTUAÇÕES

terça-feira, 3 de novembro de 2015

LEITURA E ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA ARTIGO DA REVISTA NOVA ESCOLA

Leitura e escrita na pré-escola .

Aos 4 e 5 anos, os pequenos estão cercados por textos e têm muitas ideias sobre a língua escrita. Conheça seis condições didáticas para fazê-los avançar "Aos 4 e 5 anos, os pequenos estão cercados por textos e têm muitas ideias sobre a língua escrita. Mensagens, palavras, frases, textos. Compreender e ser compreendido por meio da escrita. Eis a magia do ler e escrever. Porém, a melhor época para se iniciar no mundo das letras tem sido um tabu ao longo dos anos. Na escola pública, defende-se que essa prática é séria demais para a Educação Infantil, muito escolar para os pequenos que merecem exercer seu direito de brincar. O inverso acontece nas instituições particulares, que defendem a alfabetização nessa faixa etária. Mas, entre a proibição e a obrigação, existe uma criança que explora o mundo da escrita e pensa ativamente sobre ela. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil orientam a "articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural". A verdade é que, desde muito novas, elas têm acesso à linguagem escrita em seu dia a dia e, aos 4 e 5 anos, estão em plena fase de investigação desse objeto da cultura, inclusive nos suportes digitais. Exploram o teclado do computador, veem o bilhete à mão preso na geladeira, reconhecem os produtos na prateleira do supermercado, os nomes dos programas na televisão e as placas de sinalização. A escrita está por toda parte. Postergar a interação com ela não é uma boa opção.

Para explorar os textos na pré-escola

Desse modo, cabe ao educador atuar para democratizar o acesso ao mundo da escrita, que ainda se apresenta com desigualdade para crianças de classes sociais distintas, e ser um interlocutor inteligente dessa aprendizagem, promovendo um ambiente alfabetizador."O professor deve dar todas as condições para que a sala pense sobre como se escreve, para que se escreve e quem escreve", explica Silvana Augusto, formadora do Instituto Avisalá.
  • Conheça atividades para os pequenos desenvolverem seus conhecimentos no mundo letrado:
  • Ajudantes do dia; Nome próprio;leitura e reescrita;texto coletivo;duplas e grupos;ler com contexto; 
FONTE:Publicado em NOVA ESCOLA Edição 278, DEZEMBRO 2014/JANEIRO 2015. Título original: Ler e escrever começa agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA VISITA! VOLTE SEMPRE!